quarta-feira, 22 de julho de 2015

Coluna GTIM - "O lado bom da vida"



Nós, seres humanos, passamos por diversas provas ao longo de nossa jornada. Todos os seres humanos passam. Isso é normal, tão certo quanto é o fato que todos temos defeitos e qualidades. No entanto, não são as adversidades ou o “grau” em que elas se apresentam que tornam nossas vidas melhores ou piores, mas a maneira como encaramos as dificuldades.
Existem duas maneiras, infelizmente, muito comuns de reagir quando aparece a dificuldade. Uma é fugindo, adiando ao máximo um confronto direto, uma conversa, uma solução. Outra é reclamando e procurando culpados. Reclamando de tudo, da vida, do problema, do “responsável” pela situação. Nessas horas também é muito comum ver as pessoas culpando até mesmo Deus. Vê se pode! Porque, na falta de alguém pra acusar, acuse a Deus! E os argumentos para tal acusação?! “Porque Deus não me ama!”, “Ele se esqueceu de mim!”, “Por que, Deus?” “Por que eu?” “O que fiz para merecer?” “É castigo?” e por aí vai.
As pessoas precisam ter em mente, primeiro, que não adianta adiar. No fim das contas isso só piora as coisas, porque, seja o que for, cedo ou tarde terá de ser encarado de frente. Portanto, quanto antes melhor. Ora, adiar não fará com que o problema desapareça. Na melhor das hipóteses ele continuará lá, esperando para ser resolvido e tornando-se um empecilho em algum ponto. Na pior, ele só aumentará, virando uma bola de neve e complicando ainda mais a situação.
É muito confortável responsabilizar alguém pelos nossos problemas. Isso nos dá uma sensação de segurança. No entanto, isso demonstra nosso egoísmo, uma vez que acabamos por descontar toda a nossa frustração no outro que, muitas vezes, não tem culpa ou não é o único culpado. Além disso, sempre há alguma parcela de responsabilidade nossa sobre tudo o que nos acontece. O problema é que às vezes não enxergamos isso, ou, simplesmente, optamos por não enxergar. Sim, a culpa, ainda que apenas 50% dela, também é nossa. Se parássemos para analisar com calma a situação, veríamos que falhamos em algum momento e, dessa falha, resultou ou contribuiu para o tal problema.
Algumas coisas acontecem independentemente de culpados ou responsáveis. Geralmente fazem parte da ordem natural da vida, como a morte, por exemplo. Algumas adversidades podem fazer parte do nosso plano reencarnatório mas, desconhecendo isso, nos entregamos às queixas. É aí que, na falta de outra pessoa, culpamos o Criador. O que precisamos compreender é que nada acontece por acaso e que Deus não é um velhinho malvado de barba branca que gosta de se divertir com a dor dos outros. Pelo contrário. Nosso Pai, que é perfeito e nos ama, quer ver nosso progresso, nossa evolução, nossa felicidade. Por isso Ele não castiga, mas permite que enfrentemos certas dificuldades para tirarmos delas ensinamentos. Aí que está a questão! Não somos educados para olhar o lado bom das coisas, pois tudo, por pior que seja, tem um lado bom ou terá em determinado momento futuro, o que é outro problema, já que somos imediatistas, queremos tudo para já!
É chegada a hora de parar e refletir. Entender que Deus, em Sua infinita misericórdia, tem um propósito para todos nós. Tudo tem um propósito. Por pior que pareça determinada situação, de tudo podemos tirar ensinamentos. Tudo vem pra somar, ainda que não pareça.
Assim, deixo a todos um convite:
A partir de agora, sempre que alguma dificuldade se nos apresentar, façamos um esforço para refletir antes de reclamar, antes de culpar, antes de tomar qualquer atitude impensada. Vamos analisar tudo, desde o princípio. “Como as coisas chegaram a esse ponto?” Mas não façamos isso apenas com o intuito de voltar no tempo e buscar responsabilizar alguém, mas sim com a intenção de entender o que aconteceu, ou está acontecendo, para visar uma solução. Vamos parar de remexer o passado negativamente e vamos focar no futuro feliz que teremos quando nos posicionarmos diante do problema e resolvê-lo, ainda que isso leve um tempo.
Vamos, a partir de agora, olhar sempre o lado bom da vida!
Idamares Alves


4 comentários:

  1. Ida querida, você sintetizou com maestria razão e consolo, típicos importantíssimos da nossa doutrina, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ida querida, você sintetizou com maestria razão e consolo, típicos importantíssimos da nossa doutrina, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Adorei!! Parabéns pelo lindo texto!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Idamares, pelo lindo e oportuno tema que nos trouxe.

    ResponderExcluir