quarta-feira, 17 de junho de 2015

Coluna Paulo Guedes - A Credibilidade do Ensino de Jesus


Jesus fez da arte de ensinar o seu modo de operar a transformação das atitudes e conduta do povo. Não encontramos no Evangelho a afirmação de que Ele era orador, reformador, ou líder, mas sim, que Ele era mestre. Jesus lançou mão do método educativo, e não do método de força política, ou de propaganda, ou do poder. A ênfase que Jesus deu ao ensino ressalta do fato de em geral ser ele reconhecido como Mestre”. De fato, Jesus era considerado Mestre ou Rabi, como se pode constatar na sua conversa com Nicodemos: “Rabi, sabemos que és mestre vindo da parte de Deus (Jo. 3:2)”. Só para termos uma ideia, nos Evangelhos encontramos Jesus sendo chamado de mestre quarenta e cinco vezes, e segundo L. J. Sherril (in Price 1980) somando-se todos os termos equivalentes a mestre vamos encontrar sessenta e uma referências.
Fala-se em Jesus ensinando, quarenta e cinco vezes; e onze apenas pregando, e assim mesmo, pregando e ensinando, como vemos em Mateus 4:23 — "ensinando em suas sinagogas e pregando o evangelho do reino".
Para que possamos perceber a ênfase em educação da vida de Jesus, nos Evangelhos os seguidores dEle, como afirma J.M. Price, não são chamados de súditos, servidores ou camaradas, e mesmo a palavra cristão só é usada três vezes no Novo Testamento para designá-los, mas vamos encontrar nada mais, nada menos que 243 vezes a palavra discípulo, que significa aluno ou aprendiz.  No principal sermão do Mestre, o sermão da montanha ou das bem aventuranças, Mateus apenas diz — "E ele se pôs a ensiná-los, dizendo..." (Mat. 5:2).
Ele aproveitava todas as oportunidades para ensinar e o fez no templo, nas sinagogas, no monte, nas praias, nas estradas, nas casas, junto ao poço, em público e em particular. "Andava Jesus por toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas deles, e proclamando as boas-novas do reino, e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo" (Mt. 4:23). A obra de Jesus é uma obra didática, onde o povo interagia com o Mestre fazendo perguntas, e o Mestre por Sua vez propunha questões e problemas. Dedicou boa parte do Seu tempo para transformar os Seus discípulos em mestres, para que a Sua obra tivesse continuidade.
Após prepará-los os enviou a pregar a boa nova ao povo, instruindo-os na observância de todas as coisas que lhes tinha mandado (Mt. 28:19-20). Jesus, como pedagogo do amor, acreditava que só através da educação ocorreria a verdadeira transformação da humanidade, e nos ensinou que crer é indispensável a qualquer educador.

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